Sobre a Cidade


Santos

 Praias - Santos

Praias - Santos

Depois do Santos Futebol Clube e seu Rei Pelé, Santos ganhou novamente fama internacional ao ser inclusa em 2001 no Guinness Book - O Livro dos Recordes como a cidade com o maior jardim frontal de praia do mundo. Não é pra menos, os 5.335m de comprimento exibem 77 espécies de flores e mais de 1.700 árvores cuidadosamente tratadas por 40 funcionários da Prefeitura.

Além disso, as praias são alvos preferidos dos atletas, tanto profissionais quanto amadores, para a prática de corridas, caminhadas, passeios de bicicleta e patins (hábitos renovados com a recente ciclovia), jogos de vôlei, basquete, tamboréu, frescobol e Triathlon.

Ao longo da orla há seis postos de salvamento que abrigam também Biblioteca, Gibiteca, Cinearte, Escolinha de Esportes Radicais, Guarda Municipal, sanitários e Laboratório de Controle Ambiental, além dos quiosques de lanches e dos chuveiros públicos, muito disputados quando é preciso dar uma trégua ao sol.

Já na areia, é possível descansar na sombra das barracas de praia. Cada uma das 223 representa um clube social, agremiação, entidade ou sindicato e costuma oferecer serviços de comes e bebes aos seus visitantes. Se entre um petisco e outro bater aquela vontade de entrar na água, fique sabendo que de um modo geral as praias de Santos apresentam mar calmo de temperatura amena e a segurança é garantida pelos diversos Salva-Vidas especialmente treinados para zelar pelos banhistas e evitar acidentes.

Os 7 km de praia não têm separação geográfica e apenas são conhecidos pelo nome dos bairros por onde passam e pelos canais que os cortam:

Praia do José Menino (Canal 1) - Próxima à divisa com São Vicente, é freqüentada por surfistas. Possui a Plataforma do Emissário Submarino, onde será construído o Museu Pelé.

Praia do Gonzaga (Canal 2) - Fica no ponto mais badalado de Santos, muito procurado pelos turistas dos hotéis do bairro. Na Praça das Bandeiras tem o Posto de Informações Turísticas e o ponto final da Linha de Ônibus Conheça Santos.

Praia do Boqueirão (Canal 3) - Tem Ilha de Conveniência com Posto de Informações Turísticas, Posto Policial, Banco 24 Horas e sanitários. Conta com conjunto arquitetônico modernista tombado pelo Patrimônio Histórico. Aos sábados à tarde apresenta Feira de Artesanato.

Praia do Embaré (Canal 4) - Situa-se em frente à Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré. Possui vários quiosques com lanchonetes, bastante freqüentadas pelos jovens.

Praia de Aparecida (Canal 5) - Tem como ponto central a Fonte do Sapo, onde a garotada costuma brincar, patinar e andar de bicicleta. No entardecer de Domingo acontece o Baile da Terceira Idade.

Ponta da Praia (Canal 6) - Local onde se pode admirar o movimento dos navios que entram e saem pelo porto de Santos. Nos finais de semana conta com o Jardim das Artes, exposição de pinturas de artistas locais, além do agito dos Píeres que funcionam como ponto de encontro de jovens pela madrugada adentro.

O Canal 7 também fica na Ponta da Praia, bairro em que se situam os clubes de regatas, o ferryboat (onde se tomam as balsas para o Guarujá), a Ponte Edgard Perdigão, mais conhecida como Ponte dos Práticos, pois dali partem as embarcações para a reserva ecológica da Laje de Santos e as barquinhas para a Fortaleza da Barra, e o Deck do Pescador.

O Canal 7 desemboca numa avenida à beira-mar que é acompanhada pelo calçadão e uma longa mureta, que contém os avanços da água quando o mar se enfurece. É um espetáculo à parte que somente a natureza tem o dom de produzir. É também nesse local que os amantes da pesca esportiva passam suas horas de lazer.


 Surf - Santos

Melhor época: De junho a agosto

As Ondas: Longas e manobráveis, abrindo p/ direita e esquerda, melhor ondulação é de sul c/ vento sudeste. Quiver ideal varia de 6´2" a 6´8"

Picos: Quebra mar e Canal-2

Crowd: Intenso


 Porto - Santos

Porto - Santos

Considerado o maior porto da América Latina, suas instalações ocupam 7,7 milhões de m² e cerca de 14 km de extensão, alcançando ambas as margens do estuário e estendendo-se até Guarujá e Cubatão, onde se encontram os terminais da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa) e Ultrafértil.

É lá que se movimenta a economia do município e cerca de 40% do PIB (Produto Interno Bruto) Nacional. Sua importância no contexto econômico-financeiro reside na exportação de açúcar, café, papel, sucos cítricos, soja em grão e em farelo.

A origem do porto, que data do século XVI, está vinculada ao tráfico de escravos e ao comércio de sal. Mas seu papel no desenvolvimento do Estado e do País deve-se principalmente à exportação de café.

Em 1886, um grupo liderado pelos brasileiros Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle obteve a concessão para construção do porto como o conhecemos hoje, e para sua exploração por 90 anos.

Mas foi em 2 de fevereiro de 1892 que um navio estrangeiro atracou no cais, marcando oficialmente o início de funcionamento do porto de Santos.

No século XIX, o perigo de epidemias que a movimentação de cargas, passageiros e tripulantes dos navios poderia acarretar, acabou motivando o investimento no sistema sanitário, que beneficiou toda a cidade.

A partir de 1980, a administração passou a ser exercida pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que foi recentemente transformada em autoridade portuária responsável pelo arrendamento dos armazéns e outras áreas, bem como pela administração de todo o complexo.

Atualmente a Baixada Santista luta pela regionalização do porto, visando mudar o modelo de administração que passaria a ser gerido pelo governo estadual e os
municípios de Santos, Cubatão e Guarujá, possuidores de áreas portuárias.


 Laje de Santos - Santos

Laje de Santos - Santos

O Parque Marinho da Laje de Santos localiza-se a 45 km da costa e é considerado um dos melhores pontos de mergulho do litoral brasileiro. Sua profundidade varia de 18 a 40 metros com visibilidade. Inclui rochedos e rochas submersas, e a laje - definição para rochedo marinho sem vegetação -, cujo formato se assemelha ao de uma baleia.

Com 55 metros de comprimento, 33 de altura e 185 de largura, a Laje de Santos abriga um farol de sinalização da Marinha. Abrange, ainda um conjunto conhecido como "cemitério de âncoras", constituído por várias peças que ficaram presas nos corais ao redor da rocha, além de um barco pesqueiro naufragado que se tornou viveiro de animais marinhos.

A um quilômetro da laje existem calhaus - fragmentos de rocha dura - que formam grutas e passagens, num verdadeiro labirinto submerso.

A pesca é rigorosamente proibida. Toda a área registra incidência de baleias franca e bryde.
O local tem ainda grande importância como zona de pouso, alimentação e reprodução de um total de 12 espécies de aves marinhas, tanto migratórias como residentes. Aves de mar aberto de grande porte, como o albatroz-de-sobrancelha e o albatroz-de-nariz-amarelo, que não procriam no Brasil, aparecem como visitantes nos meses de inverno.

Onde fica: Acesso por barco a partir da Ponte Edgard Perdigão, na Avenida Saldanha da Gama, Ponta da Praia

Mais informações pelo tel: 3261-3445 ou pelo Disktour: 0800-173887


 Museu de Pesca - Santos

Museu de Pesca - Santos

O Museu de Pesca oferece a seus visitantes uma visão geral dos principais grupos marinhos do Brasil e de várias partes do mundo, sendo que 90% do material exibido é proveniente dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

Formado a partir de uma coleção de conchas, os seus 21 mil exemplares correspondem ao maior acervo de conchas do País. Entre elas se destacam duas da espécie gigante Tridacna gigas, natural das Filipinas, sendo que a maior tem um metro de comprimento e pesa 148 Kg.

A visita monitorada apresenta ainda o acervo de animais taxidérmicos, que conta com tartarugas, aves marinhas e um exemplar da maior espécie de tubarão do mundo, o tubarão-baleia, além de esponjas marinhas, algas, corais, aquários, escafandros, âncoras e canhões antigos e uma loja de souvenirs recheada de produtos alusivos ao mar.

O Museu que, desde 1969 funcionou na residência de Quíncio Ferreira, um dos fundadores, passou à sua sede atual em 30 de junho de 1984, coordenado por Luiz Alonso Ferreira, biólogo com pós-graduação em Biologia Marinha.

Endereço: Rua República do Equador, nº 81. Tel: (13) 3261-4808


 Aquário Municipal de Santos - Santos

Aquário Municipal de Santos - Santos

O Aquário Municipal de Santos, considerado o ponto turístico mais visitado da cidade e o segundo do Estado, só perdendo para o Zoológico de São Paulo foi inaugurado em 1945 pelo presidente Getúlio Vargas.

Iniciada uma importante reforma em 2004, o Aquário foi reaberto ao público em janeiro de 2006, com 3.000 m² - sendo 2.214 m² abertos aos visitantes - e mais de 4 mil animais de todo o País e até da Patagônia.

Todo o complexo é climatizado com trabalhos de cenografia que reproduz os habitats originais dos animais de água doce e salgada, além de ser adaptado para pessoas portadoras de deficiência.

As maiores novidades do aquário depois da reforma foram o tanque oceânico com 350 mil litros de água salgada e grande variedade de peixes; um tanque amazônico com árvores, plantas e cipós que reproduzem uma floresta inundada; e outro de toque, onde o visitante pode tocar animais como estrelas do mar, ouriços e anêmonas.

Os pingüins são uma das atrações mais procuradas. O tanque possui 100m², com espaço para banho de sol e uma área totalmente refrigerada. Ali, o visitante poderá conferir o único pingüim nascido em cativeiro no Brasil.

O aquário não permite entrada com roupa de banho ou sem camisa. Também é proibido fumar e não é permitido o uso de flash para tirar fotografias.

A entrada custa R$ 5,00, estudantes pagam meia e crianças até 12 e idosos a partir de 60 anos não pagam ingresso mediante a apresentação dos documentos.

O horário de visitação é das 9h às 18h de segunda a sexta e das 9h às 21h aos sábados domingos e feriados.

O Aquário fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/nº, Ponta da Praia.


 Orquidário Municipal - Santos

Laje de Santos - Santos

Ar puro, muito verde e a riqueza da fauna brasileira, tudo isso pode ser encontrado nos 22.240 metros quadrados do Orquidário Municipal.

Com 53 anos, o parque zoobotânico, localizado no bairro do José Menino, abriga uma coletânia de orquídeas, além de árvores frutíferas e medicinais, espécies raras como o pau-brasil e vários tipos de flores.

O local é uma verdadeira floresta urbana, que atrai diariamente inúmeros pássaros que vivem em liberdade em meio às aves ali existentes - tucanos, gaviões, araras, papagaios e pavões.

Na área central existe um lago de 1.180 metros quadrados, com carpas e tartarugas, que recebe aves aquáticas e migratórias.

O Orquidário também abriga animais silvestres e grande parte vive solta pelo parque.

Entre as espécies da fauna, há algumas raras e ameaçadas de extinção: macaco-aranha, mico-leão, macucos, guarás, preguiça e até jacaré de papo amarelo.


 Jardim Botânico - Santos

Laje de Santos - Santos

Um verdadeiro santuário ecológico, assim pode ser definido o Jardim Botânico Chico Mendes, que além de uma ótima opção de lazer, tem a finalidade de preservar diferentes espécies de plantas.

O local recebe em média 3 mil pessoas a cada mês que, além de contemplar a natureza, participam de atividades como a Trilha no Jardim, um passeio monitorado, que percorre 11 estações, cada uma com um tipo diferente de coleção de plantas.

Entre as espécies encontradas no Jardim estão plantas nativas da Amazônia, como a pupunha, açaí, mogno, seringueira, jenipapo, cajá-manga, entre outras. Na coleção de palmeiras, há 65 diferentes espécies entre elas a Imperial, usada na arborização da Av. Ana Costa.

Quem visita o Jardim Botânico logo é alertado de que pode pisar na grama.

O contato mais próximo com a terra é fundamental para conhecer as espécies e sentir seus diferentes aromas e texturas.

É a maior área de lazer da Zona Noroeste, com 90 mil metros quadrados.

É uma opção até para caminhadas, já que o parque é circundado por uma alameda, de 1.120 metros.

Quem curte natureza encontra mais de 300 espécies vegetais, incluindo espécies nativas da Mata Atlântica.


 Monte Serrat - Santos

Laje de Santos - Santos

A denominação Monte Serrat aconteceu em 1604, após a construção da Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, em 1603, pelo então Governador de São Paulo, Dom Francisco de Souza, devoto daquela Santa.

No princípio deste século, foi construído no alto do Morro, um grande edifício, com terraços, mirante e um Cassino. Ambos podem ser visitados.

É um marco no coração da cidade, pois no topo está à capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos festejada no dia 8 de setembro o seu topo pode ser atingido pelo Bondinho, que funciona sobre trilhos no sistema funicular, ou pela escadaria, com 415 degraus, intercalados por nichos, com representação da Via Sacra.

Do alto, podem-se avistar toda a cidade, desde as praias até o porto, e também os municípios: Guarujá, Cubatão e Praia Grande.


 Lagoa da Saudade e área de lazer - Santos

Laje de Santos - Santos

Pescaria é uma das opções da Lagoa da Saudade, além de ser um excelente local para descanso. Quem pesca encontrará tilápias, pacus, carpas e bagres.

Com sorte, o visitante ainda pode ver o jacaré que habita a lagoa. Mas não é só isso.

Até poucos santistas sabem que há uma área, ao lado da lagoa, com cinco pontos para se fazer churrasco, oferecendo churrasqueira, pia e grande mesa com bancos e tomada para uso de equipamento de som. Após o uso, a limpeza fica por conta dos funcionários da Prefeitura.

Para curtir esse espaço, o interessado tem de se cadastrar no local (levando carteira de identidade e CIC) e fazer a reserva.

Ao lado desses pontos para churrasco, uma bem cuidada área verde, um pequeno parque infantil e uma rampa de skate.


 Bolsa do Café - Santos

Laje de Santos - Santos

O prédio foi inaugurado por Washington Luiz, no dia 7 de setembro de 1922, como parte das comemorações do centenário da Independência.

Reaberto em 15 de setembro de 1998, após obras de restauro financiadas pelo Governo do Estado, estava fechado desde 1986, quando a Bolsa Oficial do Café foi extinta.

Construído com mármores importados, madeiras nobres e vitrais, conta com torre de 40 metros, dotada de relógio, e quatro estátuas externas representando a Indústria, o Comércio, a Lavoura e a Navegação.

Considerado um dos mais belos projetos arquitetônicos da Cidade, a Bolsa revela a importância da atividade do comércio cafeeiro no desenvolvimento de Santos.

Entre as atrações de seu interior, além da bela arquitetura, há quadros de Benedicto Calixto, um mobiliário antigo decorando o salão do pregão, sala de classificação de café, sala de jogos e o antigo restaurante.


 Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande - Santos

Laje de Santos - Santos

O mais importante monumento histórico-militar do Estado de São Paulo enriquece a topografia da paisagem.

As muralhas ou cortinas defensivas escoram duas plataformas sobrepostas, e depois se unem em direção à praia do Góes, num total de 300 m.

Na plataforma inferior elas apresentam guaritas, que eram torres destinadas ao abrigo das sentinelas. A plataforma superior abriga o prédio principal, chamado quartel, que tem cerca de 800 m2.

Possui também uma antiga praça de armas, que se estende até uma entrada denominada 'portão espanhol'.

Os canhões que existiam na fortaleza estão espalhados por museus de todo o País, como o que se encontra no jardim do Museu de Pesca, em Santos (veja verbete).

Hoje, no local há apenas a réplica de um original de campanha do século XIX, padrão Blomfeld, de 12 libras.

Em fibra de vidro, possui carreta de madeira e foi produzida pelo artista plástico Daniel Gonzalez.

Com 80 m2 de área, a capela da fortaleza tem fachada barroca.

Foi erguida a partir das instalações da antiga Casa de Pólvora, um depósito de armamentos e munições transferido para local mais seguro, no alto do morro, em 1742.

Exibe o painel 'O Vento Vermelho', montado com 350 mil pedras coloridas, última obra de Manabu Mabe. A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande foi construída pelos espanhóis em 1584, época em que Portugal e Brasil estavam sob domínio da Espanha, e protegeu o estuário de Santos na época da Colônia, do Império e da República.

Foi desativada em 1905 e tombada em 1967, mas ficou no abandono até 1993, quando a Universidade Católica de Santos (UniSantos) organizou uma comissão de restauração.

Erguido quando o Guarujá fazia parte de Santos, hoje o monumento está situado no território vizinho e acha-se em fase final de recuperação.

Acesso por barco (de hora em hora: 8h50, 9h50, 10h50, etc... a partir da Ponte Edgard Perdigão, na Av. Saldanha da Gama, bairro da Ponta da Praia, em direção à Praia dos Góes, com solicitação prévia de escala na fortaleza.

Preço da travessia: R$2,20 ida e R$2,20 volta. Funciona de terça a domingo, das 9h00 às 17h00. Agendamento para grupos pelo telefone 3205-5555, ramal 1240.


 Estádio da Vila Belmiro - Santos

Laje de Santos - Santos

No bairro da Vila Belmiro situa-se o Estádio Urbano Caldeira, fundado em 14 de Abril de 1912 e onde se fez a história do clube que projetou o nome da cidade em todo o mundo, por meio de seus craques.

Representa programa obrigatório para os amantes de futebol, que podem ver todo o acervo das grandes conquistas do "Peixe", como a Taça Libertadores da América 1962/1963/2011.

A sala de troféus, com vários marcos da passagem de Pelé pela cidade, está aberta à visitação.

A Lei 1393/95 instituiu o "Dia Pelé - O Atleta do Século", comemorado em 19 de Novembro.


 Casa do Café - Santos

Laje de Santos - Santos

Primeiro estabelecimento do tipo criado no Brasil, a Casa do Café nasceu em Santos porque até hoje a cidade tem o maior porto (veja verbete) exportador de café do Brasil e do mundo, responsável pelo movimento de 80% da safra nacional.

Apesar das mudanças com a exportação do produto (veja Bolsa), o estabelecimento conserva a finalidade de promover o café brasileiro, junto a passageiros e tripulantes dos navios que aportam em Santos, vendendo aos visitantes um produto de qualidade.

Oferece café expresso e um cardápio especial, formulado com o conhecido Café Turismo Santos, tipo exportação 4.

Também podem ser degustadas outras especialidades, como o grego, americano, vienense, com gim, coquetel, gelado, sorvete e astronauta.

O local apresenta serviço de correio, loja de souvenirs decorada com motivos da cultura cafeeira e peças de artesanato brasileiro, além de espaço cultural com exposições artísticas periódicas.

Fundada em 1969, por um decreto-lei do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC), ligado ao Ministério da Indústria e Comércio e pela Associação dos Torrefatores, teve as instalações inauguradas em 1970.

Armazém 16, Porto de Santos. Tel. 3222-6617. Funciona diariamente das 8h00 às 18h00.

Inaugurada em 27 de Fevereiro de 1970, junto aos armazéns dos Cais 15 e 16, a Casa do Café foi criada com o objetivo de promover o café brasileiro entre os turistas de todo o mundo.

Três meses após surgiu a marca registrada Café Turismo Santos, hoje mundialmente famosa.

No lugar podemos degustar desde o tradicional cafezinho até os mais variados sabores de café.

Todos os dias, das 8h00 às 18h00.


 Museu do Mar - Santos

Laje de Santos - Santos

Criado em 1969, funciona desde 1984 em sua sede atual.

Exibe curiosidades do mundo subaquático, desde uma concha com 148 quilos e animais preservados em formol, até equipamentos de mergulho e ainda um tubarão - baleia taxidermizado, que mede aproximadamente 6 metros de comprimento e pesa uma tonelada.

Seu acervo contém 12.000 exemplares de conchas, além de corais e aquários.

Rua república do Equador, nº81. Tel: 3261-4808. Aberto diariamente das 9h às 18h e até 19h nos meses de férias escolares.


 Pinacoteca Benedicto Calixto - Santos

Laje de Santos - Santos

Conta com acervo de 24 obras do artista, que nasceu em Itanhaém e retratou paisagens de Santos em diversos períodos do passado.

As obras foram feitas entre 1882 e 1922.

Inaugurada em 1992, a Pinacoteca é importante ponto de referência cultural da Cidade, ao manter uma exposição permanente de obras do pintor Benedicto Calixto, além de mostras temporárias de obras de artistas nacionais e estrangeiros.

Está à disposição dos visitantes uma biblioteca composta por livros de arte e uma sala de leitura para consulta e pesquisa.

Funciona num belo e imponente casarão branco - uma raridade arquitetônica - totalmente restaurado pela Prefeitura Municipal de Santos, em estilo neoclássico.


 Bonde - Santos

Laje de Santos - Santos

Inaugurada em 1870, desativada em 1971, só no ano 2000 foi restaurada e recolocada em uso, a linha turística do Bonde circula de 3ª feira a domingo (e feriados), das 11 às 17 horas.

O percurso tem 5 km e inicia na Praça Mauá, passando pela Estação do Valongo, Alfândega, Monte Serrat e muitos outros pontos turísticos do centro de Santos.

O charme fica por conta do motorista vestido à caráter e o guia turístico que explica cada um dos pontos.


 Igreja e Estação do Valongo - Santos

Laje de Santos - Santos

Inaugurada em 1867, a Estação de trem do Valongo foi a 1a estação do estado de São Paulo.

Recuperado em 2003, o prédio hoje abriga a Secretaria de Turismo da cidade é um ótimo restaurante, o Estação Bistrô.

Fundada em 1640 e usada antigamente como convento, a partir de 1922, com a chegada dos frades, tornou-se igreja.

É hoje uma das igrejas mais antigas do Estado de São Paulo é hoje um dos locais mais procurados por fiéis e noivas devotas de Santo Antônio.


 Museu Pelé - Santos

Laje de Santos - Santos

Instalado nos Casarões do Valongo, imóvel do século XIX que sofreu dois incêndios e foi totalmente reconstruído, o Museu Pelé apresenta camisas, chuteiras, bolas, condecorações, troféus, bola de meia e a caixa de engraxate, entre muitos outros itens do acervo pessoal do 'Atleta do século XX' - ao todo, são 2.354 peças, a serem expostas em sistema de rodízio, de acordo com o tema da mostra (a primeira é '4 Copas e 1 Rei').

Nos 4.134m² do museu, o público também aprecia áudios, filmes, fotos e textos sobre a história do 'Rei'.

Há também espaço interativo, onde os visitantes podem testar suas habilidades com a bola e até compará-las com o desempenho de Pelé.

Largo Marquês de Monte Alegre nº 2 - Valongo Tel.: (55 13) 97406-5593

Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h - a bilheteria fecha 1h antes.

Ingresso: R$18. Gratuito para crianças de até 10 anos e estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da rede pública (municipal, estadual e federal); 50% de desconto para estudantes, pessoas com deficiência e acompanhante, professores da rede pública de ensino, policiais e pessoas com mais de 60 anos

Equipamento com acessibilidade para portadores de necessidades especiais.


 Como chegar - Santos

A cidade de Santos esta localizada a 68 km da cidade de São Paulo/SP,

RODOVIÁRIO

- Rodovia Padre Manuel da Nóbrega - SP55 (antiga Pedro Taques): estabelece o elo entre Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

- Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana (SP61): estende-se desde a zona urbana, do Guarujá até a balsa, que dá acesso ao Município de Bertioga e que por sua vez, é ligado ao Planalto (Mogi das Cruzes), através da Rodovia Dom Paulo Rolim Louveiro (SP98).

- Rodovia Caiçara (SP55): liga a Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá) ao Guarujá, Vicente de Carvalho e Bertioga.

- Sistema Anchieta-Imigrantes (SP150): liga a região metropolitana da capital do Estado de São Paulo com o Porto de Santos, o Pólo Petroquímico de Cubatão, as indústrias e fábricas do ABCD e a Baixada Santista.

FERROVIÁRIO

- MRS (Antiga Estrada de Ferro Central do Brasil): opera nas linhas que ligam Rio de Janeiro a São Paulo e Belo Horizonte e à Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

- FERROBAN (Antiga Fepasa): seu trajeto liga a capital do Estado de São Paulo às cidades de Presidente Epitácio, Araguari, Baixada Santista, Santa Fé do Sul, Rubinéia e Aparecida do Taboado.

- PORTOFER: concessionária da exploração do modal ferroviário dentro da área do porto organizado de Santos.

AQUAVIÁRIO

- Marítima: porto de Santos.
- Hidrovia (Travessia Santos-Guarujá): travessia de veículos e passageiros entre Santos e Guarujá por meio de balsas.

Free Web Hosting